Acompanhamento da Emater leva progresso a produtores de gado leiteiro no Sul do Pará

24/03/2021 22h01 - Atualizada em 28/10/2025 06h57
Por

Quando o produtor Agnaldo Lemes começou na pecuária de leite no ano de 2003, tnha apenas sete matrizes leiteiras e conseguia produzir cerca de 20 litros de leite por dia. Desde o início, ele procurou orientação técnica do Escritório Local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em Água Azul do Norte e hoje, produz mais de três vezes a quantidade inicial de leite.

“Hoje, eu produzo de 70 a 80 litros por dia e o apoio que recebi dos técnicos da Emater foi fundamental, pois me deram assistência técnica e me ajudaram com a elaboração de projetos para ter acesso a financiamentos.”, conta o produtor que pretende continuar ampliando sua produção.

Foto: Divulgação

Agnaldo Lemes foi um dos três médios produtores assistidos pelo escritório local da Emater em Água Azul do Norte, no sul do Pará, que tiveram projetos elaborados pelo escritório e juntos receberam mais de 2 milhões de reais em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para investimento pecuário. No caso de Agnaldo, o recurso será usado para a compra de matrizes leiteiras.

“Esse financiamento tem um prazo bom, com juros baixos e a gente vai investir pra ter mais gado, pra produzir ainda mais leite e assim a renda vai melhorar, a qualidade de vida também, e isso é muito bom”, afirma o produtor, que trabalha na propriedade, onde conta com o apoio da esposa e de dois filhos.

Foto: Divulgação

Além do projeto que resultou na liberação dos recursos, o escritório local da Emater vem prestando assistência técnica para o pecuarista e com o apoio dos escritórios regional e local de Conceição do Araguaia, para a introdução da variedade Capim Açú BRS para reforçar a alimentação dos animais.

“Nós doamos as mudas para que ele faça o seu núcleo de propagação e o seu próprio plantio que vai suplementar a parte de volumoso de seus animais, no período da seca, que vai de julho a setembro. Assim a gente tecnifica a pecuária de leite do município, garantindo que ela se mantenha entre os principais produtores de leite do Estado e melhoramos também a qualidade de vida do produtor para que ele se mantenha no campo”, considera o chefe do escritório local da Emater em Água Azul do Norte, César Augusto Carneiro.

No município são realizados pela Emater cerca de 900 atendimentos a 308 famílias de produtores rurais, desde a prestação direta de assistência técnica até elaboração de projetos para acesso a créditos e políticas públicas.

Entre as áreas de produção que mais se destacam em Água Azul do Norte estão a pecuária de leite; a produção de grãos, como o milho e a soja; e o plantio de açaí e cacau.