Visita de imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré abre programação
04/09/2025 12h39 - Atualizada em 24/10/2025 20h39 Por Aline Miranda
Nesta segunda-feira (1º), com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao escritório central, em Marituba, na Grande Belém, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) inicia suas solenidades ecumênicas para o Círio 2025: a programação inclui novenas, acolhida aos romeiros, muitos deles moradores da zona rural atendidos pelas equipes extensionistas do Governo do Pará, e uma procissão aos moldes da oficial, com corda e berlinda, em 9 de outubro, quinta-feira antecedente ao Círio de Nazaré em si.
Servidores e familiares de diferentes credos também participam dos momentos, na perspectiva de valorização das tradições paraenses e de sincretismo religioso. Agricultores familiares beneficiários dos serviços da Emater na Região Metropolitana são igualmente bem-vindos.
“Eu tenho 36 anos de Emater e há 36 anos vivencio as manifestações culturais - entre elas, o Círio da Emater. Eu vejo como uma forma de integração, de harmonização, de confraternização entre os colegas de trabalho. O objetivo é um só: a paz, a amizade, o calor humano, um abraço. A simbologia é importante pros católicos, porém, importante também, pra qualquer paraense, é o amor, é a paz, é a fé”, diz a evangélica Jaira Pimentel, chefe do setor de Recursos Humanos (RH).
Para a umbandista Luciana Monteiro, assistente administrativa da Presidência, a oportunidade remonta a uma promessa íntima: “Tenho formação católica, por isso com tudo relacionado ao Círio eu lido com proximidade. Minha filha nasceu cardiopata e precisou ser operada com um ano de idade: ali eu fiz a promessa pra Nossa Senhora de Nazaré que, se ela saísse viva do hospital, eu acompanharia o Círio pra sempre. E assim venho fazendo há 14 anos”, relata. A filha, Ana Luíza Monteiro, hoje tem 15 anos e se encontra estável de saúde.
Imagem Peregrina
Com parada na capela dentro da Emater, a Imagem Peregrina percorreu cerca de 250 metros de homenagens e orações. A visita foi encerrada com um rito da Celebração da Palavra. O Círio da Emater em 9 de outubro será o 22º, no ano em que a Emater completa seis décadas de existência, em 3 de dezembro.
Socióloga da Emater, Graça Amaral, especialista em Educação Rural à Distância, explica que o envolvimento institucional da Emater com um festejo secular tal qual o Círio de Nazaré fortalece a história da Amazônia e valores universais necessários ao objetivo de Desenvolvimento Sustentável: “O Círio de Nazaré é muito mais do que uma religião: são nossas raízes, em uma narrativa que envolve fé compartilhada, floresta, os povos”, considera.
A estudiosa completa: “ No mais, o intrínseco do Círio assina embaixo de amor, de solidariedade, de amizade, de justiça - e isso são valores trabalhados na prática da extensão rural. Orientamos associativismo e cooperativismo, economia solidária; reconhecemos, ainda, a questão da espiritualidade como elemento interessante dos saberes ancestrais, os quais se perpetuam de geração em geração e constam como ferramentas da agricultura familiar”, aponta.