Educação Ambiental: Emater já mobilizou 500 alunos da rede pública do estado para debates da Cop-30

palestras e rodas-de-conversa sobre meio ambiente realizam-se em escolas da Grande Belém

21/10/2025 07h55 - Atualizada em 26/10/2025 21h00
Por Aline Miranda

De agosto até o desenrolar deste outubro, o projeto “Rumo à Cop-30 [30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas]– Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável e a Preservação Ambiental na Região Amazônica”, do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Belém, já envolveu cerca de 500 adolescentes da rede pública estadual de ensino da Região Metropolitana em debates preparatórios sobre temas como ecourbanismo, aquecimento global e movimentos sociais. 

Por meio de palestras e rodas-de-conversa, o objetivo é engajar a juventude da capital, sobretudo moradores de áreas periféricas, no protagonismo das pautas do evento internacional que se realizará em novembro, naquela capital.

Já foram contempladas cinco escolas de nível fundamental e médio, sob o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A mais recente ação, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Temístocles de Araújo, no bairro da Marambaia, na última quinta-feira (16), reforçou explicações sobre produção de alimentos. 

“A metodologia de Educação Ambiental é levar informação clara, acessível e interessante a esses alunos sobre uma realidade que, no conceito, parece distante, quando se fala em meio ambiente, mas que, na prática, é o nosso dia a dia: tem a ver com indústria, sociedade de consumo, situação de lixo doméstico, condições de ruas. O ciclo de ponta a ponta impacta, por exemplo, no preço do que as famílias dos alunos pagam por comida, nos supermercados; relaciona-se com ruas inundadas, quando chove; nas árvores que oferecem sombreamento nas cidades etc. É tudo intrínseco”, aponta o engenheiro agrônomo da Emater Jader Moura, idealizador do Projeto. O profissional é mestre em Ciências Agrárias, com três especializações acadêmicas: Agronegócio, Educação Profissional e Gestão Pública. 

Para a Pamela Santos, do segundo ano do ensino médio da Temístocles de Araújo, a fala da Emater contribuiu de forma demasiado positiva em termos de conscientização: “Ensinaram não só sobre preservação, mas também sobre justiça, equidade, segurança. Fez com que eu pensasse bastante em cuidar do meio ambiente, pra que isso retorne de bem pra mim depois. Ou seja: se eu cuido da natureza, eu vou ter uma boa saúde, uma boa qualidade de vida. Foi uma palestra excelente”, relatou. 

O professor de Geografia  da mesma unidade de ensino, Wylderson Ferreira, considerou a iniciativa como “muito relevante”: “Nós já trabalhamos esses temas na escola, uma equipe específica de professores, mas faz diferença o contato com outros profissionais. Somos uma escola de portas abertas para parcerias. Vários tópicos foram discutidos. Dentro desse contexto, o debate destacou a relação homem-sociedade-natureza. Espero que tenha sido de grande proveito para nossos alunos”, apontou.