Emater debate saúde ocupacional no serviço público

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho 2025 realiza-se em modo presencial e virtual


Fotos: Jonathas Fernandes

25/09/2025 11h17 - Atualizada em 26/10/2025 20h55
Por Aline Miranda

Nestas quarta (24) e quinta-feira (25), os mais de mil servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), lotados em todos os 144 municípios paraenses, estão reunidos presencialmente e online para debater estratégias de prevenção a doenças e acidentes de trabalho no atendimento direto e indireto a cerca de 50 mil famílias rurais - muitas das quais habitam assentamentos, comunidades quilombolas, ilhas e aldeias indígenas.


No caso específico do cotidiano do serviço público do Governo do Pará desempenhado pelas equipes da Emater, o risco das atividades de campo inclui alta e inescapável exposição a florestas, rios, mares, estradas, sol e chuva, entre outros desafios.  

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho 2025, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com o apoio do Núcleo de Recursos Humanos (NRH), realiza-se no auditório Alberto Bentes Guerreiro, no escritório central da Emater, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), e ao mesmo tempo em ambiente digital, de intranet, com participação voluntária. A programação destaca palestras e rodas-de-conversa sobre temas como ergonomia, síndrome de burnout e cultura corporativa de respeito mútuo.

 Uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) também oferece, no evento presencial, ginástica laboral, massagem express, corte de cabelo e barbeiro.  

“Eu acredito que seja um momento importante de diálogo, de identificação de demandas e até de composição coletiva de soluções para os problemas que ameaçam nossa saúde de trabalhador, porque a Emater somos nós, as pessoas, que representamos e humanizamos a atuação”, reflete o servidor Isac Miranda, secretário da Coordenadoria de Operações (Coper).

Para a chefe do NRH, Jaira Pimentel, a diretriz é de olhar integral quanto ao indivíduo e ao grupo: “Não entendemos o servidor como uma pessoa avulsa, e sim dentro de um sistema. A proposta é cuidado integral do ser humano, da pessoa, no sentido físico, mental, espiritual, profissional, e do meio em que cada pessoa está inserida, com mais pessoas, e todas sob necessidade de interlocução e gentileza”, diz.

Um cronograma de ações de terapia ocupacional, com a colaboração da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), deve ser apresentado pela Emater esta semana, para execução ainda ao longo deste segundo semestre do ano.